
Morre Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia, baleado durante discurso
O senador colombiano Miguel Uribe, de 39 anos, morreu nesta segunda-feira (11) após complicações decorrentes de um atentado sofrido em junho deste ano. Uribe, considerado um dos favoritos na corrida presidencial de 2026, foi baleado durante um comício em Bogotá, no dia 7 de junho.
Durante o ataque, o senador foi atingido por três disparos — dois na cabeça e um na coxa esquerda. O autor dos tiros, um adolescente de 15 anos, fugiu do local em uma motocicleta. Até o momento, a polícia não confirmou qualquer ligação do suspeito com grupos políticos ou criminosos.
Miguel Uribe era uma figura de destaque na política colombiana, atuando como opositor ao atual governo. Ele também era neto de um ex-presidente e filho de uma jornalista sequestrada e assassinada pelo Cartel de Medellín.
Após o atentado, Uribe foi levado em estado crítico para a Fundação Santa Fé, em Bogotá. Durante semanas, os médicos conseguiram estabilizar seu quadro, mas no último sábado ele sofreu uma nova hemorragia, voltando a ficar em estado grave, e não resistiu.
O caso acontece em meio a uma crescente onda de violência política na Colômbia, a menos de um ano e meio das eleições presidenciais previstas para março de 2026. As autoridades seguem investigando o atentado.
#Colômbia #MiguelUribe #PolíticaInternacional #ViolênciaPolítica #NotíciaUrgente #Eleições2026 #Bogotá #CartelDeMedellín #Mundo #ConquistaNews