
Advogado é suspeito de falsificar documentos para apropriação de terras em Vitória da Conquista
Um advogado de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, está sendo investigado pela Polícia Civil por suspeita de falsificação de documentos para se apropriar de terrenos na cidade. O homem, que não teve o nome divulgado, teria produzido mais de 80 sentenças com autores diferentes, mas todos com o mesmo sobrenome de seus familiares.
Segundo as investigações, a prática criminosa teria começado após o advogado ter um pedido de posse por usucapião negado. A partir daí, ele teria passado a adulterar documentos para simular a legalidade da posse de imóveis.
Além da falsificação de documento público, o advogado também é investigado por estelionato e fraude processual. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanha o caso e avalia a possibilidade de cassação de seu registro profissional.
A irregularidade foi percebida pela equipe técnica da Prefeitura de Vitória da Conquista, que acionou a Polícia Civil. Na última quarta-feira (27), foi deflagrada uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão na residência e no escritório do suspeito. Durante a ação, foram apreendidos documentos, computadores, celulares e HDs externos, que passarão por perícia.
De acordo com o delegado Fabiano Aurich, coordenador regional da Polícia Civil, o advogado confessou o crime em uma conversa informal com os investigadores. A Justiça determinou ainda o bloqueio de bens do suspeito, mas o valor não foi divulgado.
⚠️ Entenda o caso:
O usucapião é um mecanismo jurídico que permite a aquisição de propriedade de um imóvel por quem o ocupa e utiliza por muitos anos de forma contínua e sem contestação.
As investigações seguem em andamento para apurar a extensão dos prejuízos causados pela fraude.