
Tenente-coronel da Polícia Militar é preso na Bahia durante operação contra milícia
O tenente-coronel da Polícia Militar da Bahia, Luiz Normanha, foi preso em flagrante nesta segunda-feira (8), durante a segunda fase da Operação Terra Justa, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).
De acordo com o MP, a operação cumpriu seis mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva em municípios do oeste baiano, como Correntina e Santa Maria da Vitória, além de Salvador.
Na residência do oficial, foram apreendidas armas de fogo, munições, documentos e aparelhos eletrônicos. Ele acabou sendo autuado em flagrante por posse ilegal de arma.
Segundo as investigações, Normanha teria recebido pagamentos mensais de R$ 15 mil, entre os anos de 2021 e 2024, para acobertar os crimes praticados por um grupo miliciano. A organização criminosa atuava há mais de uma década, invadindo terras de comunidades tradicionais e favorecendo fazendeiros da região.
O tenente-coronel é investigado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
A Operação Terra Justa busca desarticular esse grupo miliciano e responsabilizar os envolvidos em esquemas de grilagem e violência contra comunidades locais.
👉 O caso segue em investigação e o oficial permanece à disposição da Justiça.