Ministro da saúde alega sobre risco de bebidas destiladas adulteradas com metanol no Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um alerta nesta quinta-feira (2) para que a população evite consumir bebidas destiladas sem procedência comprovada, diante do aumento de casos de adulteração com metanol no Brasil.

“Recomendo, na condição de ministro e também como médico, que se evite neste momento ingerir produtos destilados, sobretudo os incolores, cuja origem não é conhecida. Não se trata de um item essencial, mas de uma bebida de lazer. Evitar o consumo não prejudica ninguém”, afirmou Padilha.

O ministro destacou ainda que a adulteração com metanol é mais frequente em bebidas destiladas incolores e menos provável em cervejas, por conta da presença de tampa e gás, que dificultam a manipulação do produto.

Para reforçar a rede de atendimento, o governo federal estabeleceu um estoque de etanol farmacêutico nos hospitais universitários federais e adquiriu 4.300 ampolas, que serão distribuídas a centros de referência e unidades de saúde para atender possíveis casos de intoxicação.

O consumo de metanol pode causar intoxicações graves, com risco de morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Feminicídio

Uma briga entre um casal terminou em tragédia na tarde deste sábado (17), no município de Iguaí, no

Leia mais »
Portal de Notícias
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.