O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, participou, na noite desta sexta-feira (5), da solenidade da 1ª edição do Prêmio Patxohã. A iniciativa reconhece e valoriza os principais parceiros comerciais do destino para 2025, incentivando aqueles que promovem a região. O evento aconteceu no Senac Porto Seguro, no município de Porto Seguro (BA). Patxohã é o nome dado ao idioma falado pelos indígenas da etnia Pataxó e é a língua cooficial do município baiano. Na ocasião, o diretor apresentou o Plano Brasis aos presentes.
O município premiou 18 empresas. No encontro, Reis apresentou as diretrizes do Plano Brasis — plano de marketing turístico internacional do Brasil para o período de 2025 a 2027 — desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo. O diretor de Marketing apresentou, também, as diretrizes, oportunidades e ações do Plano Brasis voltadas à ampliação da presença de toda a região nos mercados internacionais.
A participação de Bruno Reis na premiação representou um momento estratégico de diálogo com o trade turístico de Porto Seguro, Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva, contribuindo para o fortalecimento de Porto Seguro como destino internacional competitivo, com foco em produtos, experiências e roteiros centrados em afroturismo, cultura, história, sol e praia, natureza, aventura, entre outros atrativos.
Marcaram presença no evento o vice-prefeito de Porto Seguro, Paulo Onishi, o secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones, e o Gerente Regional do Sebrae Porto Seguro, Alex Brito, além de representantes do setor no estado. De acordo com o diretor da Embratur, o Plano Brasis vem como uma ferramenta que ajudará a manter e ampliar os bons resultados do turismo em 2025. “O Brasil lidera o crescimento do turismo internacional no mundo, segundo a ONU Turismo. Esse resultado confirma que estamos vivendo o melhor momento da história recente do turismo internacional no país. Atingimos, em novembro, a marca histórica de 8 milhões de turistas internacionais, um número que reforça que o Brasil se tornou um destaque global e segue avançando de forma consistente”, disse.
“Nesse contexto, o Plano Brasis Bahia visa fortalecer e trazer mais sinergia entre os atores locais, alinhando esforços para ampliar a promoção internacional do estado e potencializar seus resultados no mercado global”, completou Bruno Reis.
Segundo o secretário Guto Jones, o programa amplia horizontes e fortalece o destino no cenário internacional. O vice-prefeito Paulo Onishi destacou a importância da integração entre município, Embratur e Sebrae para consolidar resultados e reforçar a presença do destino no exterior.
O gerente Regional do Sebrae do município comentou a importância da apresentação do Plano Brasis na cidade. Na visão de Alex Brito, “Porto Seguro se credencia a sediar este importante lançamento pela sua forte representatividade no turismo nacional e pela maestria com que se insere no cenário internacional”, disse.
Bahia é recorde
Em 10 meses, 2025 se tornou o ano de maior recepção de turistas internacionais na Bahia desde 2019. Entre janeiro e outubro de 2025, a Bahia registrou a chegada de 166.480 turistas internacionais. O total representa um aumento de 56,53% com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 106.357 chegadas.
O acumulado de outubro também foi de crescimento expressivo no número de chegadas de turistas no estado. As 16.832 chegadas representam um crescimento de 44,43% em relação ao mesmo mês de 2024, quando 11.654 visitantes de outros países estiveram na Bahia. Os dados são da Embratur, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo e estão disponíveis no Portal de Dados da Agência.











