Contran aprova resolução que dispensa aulas em autoescolas e reduz custos para obtenção da CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma nova resolução que promove mudanças significativas no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal alteração é a dispensa das aulas obrigatórias em autoescolas, que deixará de ser requisito assim que a norma for oficialmente publicada no Diário Oficial da União (DOU), o que deve ocorrer nos próximos dias.

A medida integra um conjunto de mudanças elaboradas em parceria com o governo federal, com o objetivo de reduzir custos, simplificar etapas e ampliar o acesso ao processo de habilitação. Entre as mudanças previstas estão a redução da carga horária mínima das aulas teóricas e práticas e o fim do prazo de validade para que o candidato conclua todas as fases da primeira habilitação.

De acordo com o Contran, as alterações buscam modernizar o sistema, diminuir a burocracia e tornar o processo mais acessível à população, especialmente àquelas com dificuldades financeiras para arcar com os atuais custos do procedimento.

O governo deve divulgar, junto à publicação oficial, orientações detalhadas sobre a transição do modelo atual para as novas regras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Feminicídio

Uma briga entre um casal terminou em tragédia na tarde deste sábado (17), no município de Iguaí, no

Leia mais »
Portal de Notícias
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.