- O furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, pode provocar uma série de prejuízos à sociedade. O maior risco desta prática ilegal é a possibilidade de acidente com a rede elétrica, que pode acontecer com quem comete o crime e também com toda a sociedade. Para combater estas situações, a Neoenergia Coelba já removeu, de janeiro a agosto de 2025, cerca de 81 mil ligações clandestinas na Bahia. Além disso, a Neoenergia Coelba alerta para os perigos ocultos dessas gambiarras, que vão além do aparente desrespeito à lei.
Os “gatos de energia” consistem em ligações clandestinas que são realizadas à revelia da distribuidora, por profissionais não habilitados e sem seguir os padrões de segurança para alimentar residências, estabelecimentos comerciais ou outras instalações. Entre os riscos, destacam-se: choque elétrico, incêndios e sobrecargas na rede elétrica.
A manipulação inadequada de cabos elétricos pode resultar em choque, levando a lesões graves ou fatais. Por ser realizado por pessoas não qual











