A Polícia Civil da Bahia confirmou, nesta terça-feira (16), a recaptura de Valtinei dos Santos Lima, conhecido como “Dinei”, um dos 16 detentos que fugiram do Conjunto Penal de Eunápolis em dezembro de 2024. Ele foi preso no início do mês, em Porto Seguro, mas só agora foi identificado como um dos foragidos.
Segundo a polícia, no momento da prisão, Valtinei apresentou um documento falso em nome do irmão, Luciano Santos Lima, e afirmou ser ele, numa tentativa de ocultar dois mandados de prisão expedidos pela 1ª Vara Criminal de Eunápolis. A fraude foi descoberta durante o processo de transferência de presos para o presídio de origem.
Reconduzido à Delegacia de Porto Seguro, o detento confessou ter se passado pelo irmão. Ele é o primeiro fugitivo a ser recapturado desde a fuga em massa, que teve repercussão nacional.
Outro envolvido na fuga, identificado como Anailton Souza Santos, o “Nino”, morreu em janeiro deste ano após confronto com policiais. Em agosto, um homem foi preso sob suspeita de ajudar na fuga











