Mais de 17 mil vagas para consultas médicas e exames voltados à prevenção e diagnóstico do câncer de próstata estão sendo oferecidas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) durante a campanha Novembro Azul, em Salvador.
As ações são direcionadas a homens cis, mulheres trans e pessoas não binárias a partir dos 40 anos. Para participar, é necessário fazer o agendamento prévio pela internet.
Os atendimentos acontecem ao longo do mês no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Centro Estadual de Oncologia (Cican) e nas policlínicas de Narandiba e Escada.
No sábado (8), o HGRS oferecerá 2 mil vagas, sendo mil para consultas médicas e mil para exames de PSA, além de 40 vagas de urologia para a população trans. O Cican disponibilizará 100 consultas com urologista oncológico, com apresentação obrigatória de guia de encaminhamento.
Durante todo o mês, o Cican também ofertará 165 exames de PSA, realizados às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 13h.
Nas policlínicas de Salvador, as ações incluem:
• 11.200 exames de ultrassonografia,
• 4.800 eletrocardiogramas,
• 1.680 consultas com urologista.
Os atendimentos ocorrerão aos sábados e domingos, a partir de 8 de novembro.
➡️ Para os exames, é importante seguir as orientações médicas:
• Jejum de 7 horas para ultrassonografia de abdômen total;
• Evitar relações sexuais, ejaculação e atividades como andar de bicicleta, moto ou cavalo nas 48 horas anteriores ao exame de PSA.
A Sesab lembra que o cuidado com a saúde masculina vai além da campanha de novembro. Desde 2022, o Hospital do Homem, localizado no HGRS, é referência estadual e oferece cirurgias, transplante renal e exames especializados, como biópsia de próstata, cistoscopia e estudo urodinâmico.











